RESUMO
Código: 116
Área Temática: Gestão de pessoas

 

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O Estudo do Processo de Coping em Funcionários de Uma Instituição Financeira Que Vivenciaram Uma Operação de Aquisição
 
A complexidade no ambiente organizacional por vezes desencadeia mudanças abruptas e constantes e, por conseguinte geram situações adversas a serem enfrentadas pelas pessoas no ambiente de trabalho, pois um novo contexto emerge deste processo, surgindo então à necessidade de adaptação a esta nova realidade. Em circunstâncias em que as pessoas se deparam com situações adversas, para se adaptarem e enfrentarem tais situações pode emergir nelas uma capacidade de desenvolver mecanismos de proteção internos, denominado de coping. O processo de coping consiste na reinterpretação da situação aversiva vivenciada pelas pessoas. Esta reinterpretação possibilita a flexibilização do comportamento e das ações das pessoas, face aos fatores de risco que geraram a vulnerabilidade, para que, então, elas consigam enfrentar as adversidades vivenciadas. Sendo assim, o objetivo principal neste artigo foi compreender o processo de coping em trabalhadores de uma instituição financeira que se depararam diante de uma situação adversa, conseqüência de uma mudança radical ocorrida no ambiente de trabalho. A pesquisa é descritiva, qualitativa, corte temporal seccional com perspectiva longitudinal. Concluiu-se que houve indícios de processo de coping nos funcionários que vivenciaram a operação de aquisição, e permaneceram trabalhando na instituição adquirente.

 

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