RESUMO
Código: 135
Área Temática: Marketing

 

Abrir
Arquivo

 
Marketing Societal: Compreendendo Sua Aplicação Nas Estratégias de Sustentabilidade da Basf.
 
O Marketing busca satisfazer a necessidade do consumidor por meio de produtos e serviços, pois essa necessidade gera um desejo que pode ser satisfeito pela empresa. Já o Marketing Societal complementa o conceito de Marketing, porque além de satisfazer a necessidade do consumidor, busca gerar o bem-estar da sociedade em longo prazo. O Marketing Societal pode ser aplicado conjuntamente com a Sustentabilidade, preservando os recursos naturais disponíveis para as gerações futuras usufruir desses recursos, bem como no presente. Assim sendo, o objetivo deste artigo é identificar e analisar as estratégias de Marketing Societal e Sustentabilidade aplicadas na empresa Basf S.A.; para tanto foi utilizada a metodologia com fim descritivo por meio do procedimento técnico estudo de caso. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com sete informantes-chave e os resultados foram analisados qualitativamente. O resultado obtido foi que o Marketing Societal e a Sustentabilidade estão alinhados à estratégia da empresa, pois os conceitos são aplicados no decorrer das atividades. Em alguns casos a organização possui lacunas para aprimorar essa aplicação. Enfim, conclui-se que a organização pratica Marketing Societal, buscando a satisfação e o bem-estar do consumidor e da sociedade em longo prazo com estratégias de Sustentabilidade, preservando os recursos naturais com o desenvolvimento sustentável, para atingir o objetivo organizacional.

 

Apoio:   Realização:   Patrocínio:
       
Parceiros: