RESUMO
Código: 137
Área Temática: Globalização e internacionalização de empresas

 

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A Utilização de Alianças Estratégicas Na Internacionalização de Pequenas e Médias Empresas: Estudo de Caso em Uma Empresa Brasileira de Tecnologia da Informação.
 
Este artigo tem como proposta analisar a utilização de alianças estratégicas na internacionalização de pequenas e médias empresas (PMEs), de forma que possam operar com custo e estrutura reduzidos. Três aspectos foram estudados em profundidade: critérios para selecionar parceiros, pontos fortes e fracos da aliança formada e vantagens e desvantagens do uso de alianças para internacionalização. Foi realizada uma revisão da literatura abordando temas relacionados à internacionalização, alianças estratégicas e contextualização de PMEs, sendo que tais dados constituíram o alicerce para o desenvolvimento da pesquisa. A metodologia utilizada foi exploratória, qualitativa, com estudo de caso único, sendo pesquisada uma empresa de tecnologia da informação de São Paulo, com uma filial em Atlanta, Estados Unidos. A análise do caso demonstrou que várias são as vantagens obtidas ao se utilizar alianças estratégicas no processo de internacionalização de uma pequena e média empresa, principalmente no que diz respeito à redução de custos e o melhor acesso ao mercado. Ficou também evidente a importância da complementaridade dos pontos fortes dos parceiros para o sucesso da aliança. Este artigo contribui para que PMEs visualizem a possibilidade de ampliar seu mercado internacionalmente com custo reduzido, adquirindo um maior diferencial no mercado interno, aumentando a sua competitividade.

 

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