RESUMO
Código: 145
Área Temática: Marketing

 

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Orientação Para O Mercado: Uma Análise Com Microempresas Brasileiras
 
O objetivo geral deste trabalho foi analisar a orientação de mercado para microempresas brasileiras, com base na observação de sua relação com dois outros construtos, sendo a Cultura e o Comportamento Organizacional e o Processamento de Informações. A idade das empresas também foi um item levado em consideração na análise. Para a quantificação dos construtos, foram elaborados e aplicados 3 diferentes tipos de questionários que, em conjunto, somam 88 questões. Tais questionários foram aplicadas a Microempresas situadas na região do Triângulo Mineiro, dentro do período de Maio/2005 a Agosto/2005, o que representou uma amostra não-probabilística. O teste Alfa de Cronbach indicou que as respostas dos questionários utilizados possuem confiabilidade. Após o cálculo dos índices que representaram os construtos, por empresa, foi elaborada uma análise de regressão múltipla e constatou-se, principalmente, que para as empresas analisadas a Orientação para o Mercado está positivamente relacionada com: i) a Cultura e o Comportamento Organizacional; ii) o Processamento de Informações; e iii) a idade. Todos os resultados foram avaliados considerando-se uma significância de 5%.

 

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