RESUMO
Código: 165
Área Temática: Ensino de administração

 

Abrir
Arquivo

 
Obras Didáticas Utilizadas no Ensino da Contabilidade: Um Estudo Bibliométrico
 
O objetivo deste estudo foi avaliar as semelhanças e as discrepâncias existentes na indicação de obras didáticas constantes nos Projetos Pedagógicos de cursos de graduação em Ciências Contábeis e compará-las com aquelas sugeridas na Proposta Nacional de Conteúdo para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis do Conselho Federal de Contabilidade. Para tanto, utilizou-se de análise documental de planos de ensino do curso de Ciências Contábeis de duas IES. O foco de análise foram as disciplinas contempladas no eixo de Conteúdos de Formação Profissional da Proposta Nacional de Conteúdo para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis do CFC e que estavam contempladas nas matrizes curriculares das duas IES em estudo. Das análises dos Quadros comparativos das obras indicadas por disciplina, observou-se que existe uma grande discrepância quanto a indicação de obras didáticas sugeridas pelo Conselho Federal de Contabilidade e as indicadas pela FURB e pela UPF. Tendo em vista as discrepâncias encontradas, pode-se constatar que o objetivo da Proposta Nacional de Conteúdo para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis do CFC, neste aspecto, ainda não foi alcançado.

 

Apoio:   Realização:   Patrocínio:
       
Parceiros: