RESUMO
Código: 191
Área Temática: Marketing

 

Abrir
Arquivo

 
A Importância do Significado Para O Design de Marcas: Um Olhar Sobre A Representação Gráfica da Marca.
 
O objetivo deste estudo é evidenciar a importância da análise semiótica na potencialização dos valores de uma marca, investigando a aplicabilidade do significado no design dessa marca, em sua representação gráfica, verificando-se como o significado, por sua propriedade em gerar conceitos na mente do consumidor, pode promover uma conexão emocional com este. O trabalho se justifica porque marcas assimilam e geram significados; significados são essenciais na abordagem da constituição de vínculos emocionais entre seres humanos e é por meio desse vínculo que a marca cria uma relação afetiva com o seu usuário, propiciando a fidelização. Outro fator é o relevante aporte da semiótica na gestão de marcas, assunto tratado em outras análises. A revisão da literatura traz conceitos relativos ao design gráfico, à semiótica peirceana, à marca e à conexão emocional entre a marca e seus consumidores. O procedimento metodológico apresenta um roteiro semiótico em que se estudam os signos (palavras, sons, símbolos, marcas, etc.) como transmissores de pensamento e informações, cujo método serviu de base para a análise dos elementos que compõem a representação gráfica da logomarca Bradesco, escolhida por ser uma marca com identidade forte, clara, distinta e apreciada há mais de meio século.

 

Apoio:   Realização:   Patrocínio:
       
Parceiros: