RESUMO
Código: 193
Área Temática: Marketing

 

Abrir
Arquivo

 
Disseminação do Conhecimento de Marketing Junto Aos Profissionais de Marketing no Brasil: Uma Abordagem Exploratória Sobre A Condição Atual.
 
A presente pesquisa, qualitativa, explora aspectos de como os profissionais de marketing entendem a produção e a circulação do conhecimento relacionado com sua área de atuação, como são preparados para o desempenho de sua função e como acessam conhecimento. Foram realizadas 12 entrevistas pessoais em profundidade com respondentes situados em São Paulo e no Rio de Janeiro, selecionados pelo critério de desempenho de função de gestão em marketing. Procurou-se abranger diferentes tipos de organização no qual o respondente trabalha (grande e pequeno porte; serviços e produtos; BTB e BTC). Entre diversos insights fornecidos pelas respostas, está que as atribuições de marketing, na prática, são amplas e dependem da experiência de cada um e das demandas das organizações. Na opinião dos respondentes o conhecimento se torna tanto mais valioso quanto mais aplicável na prática. Quanto à atualização profissional, as dificuldades relacionam-se com a necessidade de autofinanciamento, sendo que os meios mais comuns para acesso ao que entendem como conhecimento em marketing são livros, jornais e revistas. Em relação à formação na área, a maioria tem opinião que cursos de pós-graduação oferecem legitimação profissional, mas os mesmos não enxergam necessidade de formação específica, indicando-na como complementar a outras formações.

 

Apoio:   Realização:   Patrocínio:
       
Parceiros: