RESUMO
Código: 196
Área Temática: Administração geral

 

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Consultoria Organizacional: Um Estudo da Relação Existente Entre O Envolvimento da Alta Administração e A Aprendizagem dos Indivíduos Durante Este Processo
 
Devido à dinâmica do mercado as organizações necessitam refletir constantemente sobre as suas práticas a fim de adaptarem-se ao ambiente. Esta necessidade de atualização gera uma demanda e uma maior ênfase na aprendizagem de seus membros. Neste sentido, um consultor externo pode ajudá-las a aprender e a ter controle de sua capacidade de resolução de problemas. Porém, para que o aprendizado se efetive, torna-se necessário um suporte da alta-administração, da empresa contratante, a fim de que sejam disseminados valores que estejam voltados para o desenvolvimento de atitudes pró-ativas, inovadoras, e congruentes com a missão e com os objetivos da organização. Diante disto, este estudo qualitativo, focaliza a relação existente entre o envolvimento da alta administração e a aprendizagem dos indivíduos a partir da contratação de consultoria. Para tanto, foi realizada uma coleta de dados com o total de 17 entrevistados, entre clientes e consultores, no período de fevereiro a novembro de 2008, na cidade de Recife-PE. Conclui-se que a alta administração precisa exercer um papel de criação de um clima investigativo, de reflexão sobre as causas dos erros, participar das atividades propostas pelo consultor e criar meios para que o conhecimento gerado seja disseminado.

 

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