RESUMO
Código: 197
Área Temática: Administração geral

 

Abrir
Arquivo

 
Qual A Influência da Cultura e das Políticas Organizacionais, Para O Sucesso da Aprendizagem dos Integrantes da Organização Cliente, Quando da Contratação da Consultoria?
 
Devido à dinâmica do mercado as organizações necessitam refletir constantemente sobre as suas práticas a fim de adaptarem-se ao ambiente. Esta necessidade de atualização gera uma demanda e uma maior ênfase na aprendizagem de seus membros. Neste sentido, um consultor externo pode ajudá-las a aprender e a ter controle de sua capacidade de resolução de problemas. Porém, para que o aprendizado se efetive, torna-se necessário um ambiente favorável ao desenvolvimento do mesmo, um ambiente onde os valores estejam voltados para o desenvolvimento de atitudes pró-ativas, inovadoras, e congruentes com a missão e com os objetivos da organização. Diante disto, este estudo qualitativo, focaliza a relação existente entre cultura organizacional e aprendizagem dos indivíduos a partir da contratação de consultoria. Para tanto, foi realizada uma coleta de dados com 17 entrevistados, entre clientes e consultores, no período de fevereiro a novembro de 2008, na cidade de Recife-PE. Conclui-se que a organização precisa disseminar elementos culturais que estimulem a abertura e o diálogo, a partir disso é possível a construção de um relacionamento consultor-cliente propício à aprendizagem de ambos. Além disso, é mister também alinhar os sistemas de recompensas da organização contratante às expectativas dos indivíduos, em função dos trabalhos desenvolvidos.

 

Apoio:   Realização:   Patrocínio:
       
Parceiros: