RESUMO
Código: 203
Área Temática: Empreendedorismo e Inovação

 

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As Centrais de Negócios e A Análise da Cadeia de Valor: Estudo de Caso da Rede Litoral de Supermercados
 
Os supermercados independentes de vizinhança são um setor de grande importância para a economia brasileira e para a região da Baixada Santista. Este texto analisa como estas pequenas empresas varejistas atuam no mercado, por meio de uma Central de Negócios: a Rede Litoral. Neste sentido, identifica-se nas Centrais de Negócios um importante instrumento de competitividade para os supermercados independentes com a economia de escala e escopo que proporcionam. E pelo associativismo colaboram como fonte de vantagem competitiva ao superar as deficiências individuais de cada um. O objetivo deste artigo é analisar como estas organizações podem colaborar para a sobrevivência e a competitividade dos supermercados independentes, por meio do conhecimento de sua cadeia de valor, ao estudar o caso único de uma experiência regional na Baixada Santista, a Rede Litoral de Supermercados. Este artigo desenvolve os fatores de competitividade dos supermercados independentes por meio da cadeia de valor genérica no estudo de caso da Rede Litoral. A conclusão apresenta o resultado da pesquisa e indica as principais atividades que agregam valor na Central de Negócios.

 

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