RESUMO
Código: 204
Área Temática: Gestão de pessoas

 

Abrir
Arquivo

 
A Aprendizagem de Executivos do Setor Metalmecânico Por Meio de Experiências de Disjunção
 
O objetivo do artigo é descrever as estratégias utilizadas por executivos diante de experiências de disjunção. A fundamentação teórica está baseada em dois eixos: a literatura sobre a aprendizagem pela experiência e a literatura sobre o trabalho gerencial. Os textos acadêmicos revisados indicam que o trabalho do executivo é marcado pela complexidade, brevidade e fragmentação, o que pode levar a experiências de disjunção. Foram estudadas três organizações do setor metalmecânico localizadas na Região Metropolitana de Recife. Este é um estudo qualitativo de casos múltiplos, e cada organização constitui um caso. A entrevista semiestruturada foi o principal instrumento para a coleta de dados. Na análise dos dados apresentam-se, inicialmente, cada caso. A seguir faz-se a análise cruzada dos casos, que busca identificar as semelhanças e diferenças do fenômeno investigado em cada organização. Os resultados demonstram que para enfrentar experiências de disjunção, as estratégias utilizadas pelos executivos entrevistados foram: redes de relacionamentos, reflexão sobre as experiências de disjunção e comunidades de prática. O que se pode concluir é que as experiências de disjunção enriquecem o repertório de técnicas dos executivos, propiciando aprendizagem, ampliação dos estoques de conhecimentos e geração de soluções inovadoras, capazes de atender às demandas das organizações em que atuam.

 

Apoio:   Realização:   Patrocínio:
       
Parceiros: