RESUMO
Código: 206
Área Temática: Marketing

 

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Formação de Preços: Um Estudo em Empresas do Setor Metalúrgico do Estado de Santa Catarina
 
A precificação, apesar de extensa e diversa literatura, possui dificuldades de efetivação na prática empresarial, devido, dentre outros motivos, a alta competitividade e exigências aos produtos, nos quesitos de funcionalidade, qualidade e preço. Nesse contexto, este estudo buscou identificar quais as metodologias estão sendo utilizadas na formação do preço de venda, pelas empresas do setor metalúrgico do Estado de Santa Catarina. O estudo foi realizado, por meio de uma survey, com abordagem qualitativa. A coleta de dados utilizou o questionário e os respondentes foram os responsáveis pela formação do preço de venda. A amostra de 65 empresas, de médio e grande porte, foi extraída do cadastro da FIESC, sendo que 15 aderiram à pesquisa retornando os questionários. Os resultados apontam semelhanças com estudos anteriores, pois as práticas de precificação indicaram a utilização do custo como base de valor para a formação do preço de venda. No entanto, há de ser validado pelo mercado. Também que este deve ser suficiente para manter a empresa e remunerar acionistas e gestores. É importante salientar que a gestão de custos e a gestão de preço de venda não devem ser efetuadas isoladamente e, sim sistemicamente, pois as relações existentes entre ambas envolvem diversos fatores.

 

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