RESUMO
Código: 218
Área Temática: Gestão de pessoas

 

Abrir
Arquivo

 
Informações Sobre Educação Corporativa no Website de Empresas Brasileiras: Recurso Para Consolidação da Reputação Empresarial?
 
Este estudo utiliza a análise de conteúdo do website de sete empresas brasileiras para averiguar a importância dada pelas mesmas à Educação Corporativa (EC) na construção de sua reputação junto aos públicos externos. A amostra são as empresas brasileiras que fazem parte da lista das “10 Mais Admiradas” segundo pesquisa da revista Carta Capital em 2009. As questões que nortearam o trabalho foram: As empresas brasileiras de grande porte oferecem informações ao público externo sobre seus programas de educação corporativa através de seus websites? Qual o destaque dado a essas informações na página principal do site?A forma como a informação sobre EC é apresentada nos websites das empresas contribui para a construção de reputação das empresas com o público externo? A principal conclusão do estudo é que as empresas da amostra exploram pouco as informações sobre os Sistemas de Educação Corporativa (SEC) em seus websites, perdendo, assim, uma oportunidade de consolidação de sua reputação junto aos públicos externos. Este artigo apresenta em sua primeira parte uma revisão da literatura sobre EC, reputação empresarial e sobre o estudo de websites corporativos. Na segunda parte, abordamos a metodologia de análise de conteúdo, as hipóteses-questões do artigo e justificamos a escolha do recorte amostral adotado. Os dados encontrados nos websites estudados são apresentados na terceira parte. Logo após, são discutidos os resultados e apresentadas as limitações e propostas de desdobramentos para estudos futuros.

 

Apoio:   Realização:   Patrocínio:
       
Parceiros: