RESUMO
Código: 225
Área Temática: Ensino de administração

 

Abrir
Arquivo

 
A Internacionalização em Trabalhos Publicados no Enanpad no Período de 2005 A 2009: Uma Análise Bibliométrica
 
Atualmente, as organizações enfrentam cada vez mais a concorrência, que tem se intensificado a cada dia, principalmente devido à globalização. Uma das estratégias das organizações para sobreviver nesse mercado competitivo é por meio da internacionalização dos seus produtos e/ou serviços. Desse modo, diversas empresas dos mais variados setores têm se internacionalizado. O objetivo desta pesquisa foi mapear as publicações sobre internacionalização nos anais do EnANPAD referentes aos anos de 2005 a 2009. Realizou-se uma pesquisa descritiva, bibliográfica e quantitativa. Foram selecionados 58 artigos que continham no título a palavra internacionalização. Na análise bibliométrica dos dados, elaboraram-se redes sociais com a utilização do software UNICET® sobre os aspectos gerais e metodológicos dos artigos selecionados. Como resultados, constatou-se que a maior parte das publicações concentrou-se nos anos de 2008 e 2009. Verificou-se também que a maioria das pesquisas foi aplicada em grandes empresas e a maioria dos estudos analisados refere-se a pesquisas descritivas, de natureza qualitativa e estudo de caso, predominando a documentação e entrevistas como instrumentos de pesquisa. Concluiu-se que pesquisas sobre internacionalização precisam ser mais exploradas no meio acadêmico brasileiro, visto que a maioria dos estudos não permite generalização.

 

Apoio:   Realização:   Patrocínio:
       
Parceiros: