RESUMO
Código: 245
Área Temática: Empreendedorismo e Inovação

 

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Empreendedorismo Institucional, Agência e Mudança Institucional: Uma Contribuição Ao Institucionalismo Organizacional
 
A inclusão dos conceitos de poder e interesse na teoria institucional auxiliam o entendimento do processo de transformação/criação de instituições. O empreendedorismo institucional é uma das perspectivas, dentro da teoria institucional, que engloba esses conceitos, analisando a atividade consciente em que agentes se engajam para transformar/criar uma instituição, com base em interesses, individuais ou coletivos. Os atores sociais estão imersos em contextos institucionais que condicionam a sua ação, e não a determinam, logo, mudanças institucionais podem ocorrer. Esta perspectiva vem crescendo significativamente no exterior, entretanto, ainda são poucas as pesquisas brasileiras ligadas ao tema. O presente artigo tem como objetivo discorrer sobre o tema do empreendedorismo institucional, esclarecendo este construto muitas vezes entendido apenas como agência. Bem como compilar os elementos potencializam a ação do empreendedor institucional: a agência projetiva, a reflexividade autônoma, a performatividade, as habilidades analíticas, sociais, políticas e culturais. Também, discorrer sobre os recursos, que são essenciais para a ação do empreendedor institucional, quais sejam discursivos, técnico-material e estrutural. Por fim, explicar como a posição do campo institucional que o ator se encontra afeta sua probabilidade de agir como empreendedor institucional. Espera-se fornecer um panorama amplo sobre o tema de modo que seja utilizado em pesquisas de campo futuras.

 

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