RESUMO
Código: 252
Área Temática: Gestão socioambiental

 

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Manejo Florestal – Uma Vantagem Competitiva: Um Estudo de Caso de Uma Empresa Produtora de Tanino no Sul do Brasil
 
O artigo busca compreender a dinâmica do processo de obtenção do selo Forest Stewardship Council- FSC pela empresa Tanino S.A, produtora de taninio extraído da acácia negra, situada do sul do Brasil. O referencial teórico está baseado no posicionamento das empresas quanto à formulação da sua estratégia competitiva de acordo com a teoria da vantagem competitiva de Porter, Aaker e Besanko. Para Porter, há cinco forças externas à empresa, presentes na indústria em que atua, que influênciam o desempenho e determinam a natureza de sua estratégia competitiva. No mercado de produtos florestais, a obtenção do FSC demonstra ao mercado que o manejo florestal foi realizado de forma ambientalmente adequada, socialmente benéfica e economicamente viável, e que este pode se constituir em uma vantagem competitiva. O marco metodológico desta pesquisa é qualitativo, um estudo de caso. Os dados para análise foram obtidos através de pesquisas documentais e entrevista presencial na empresa. Concluiu-se que a obtenção do selo FSC foi motivada pela exigência de mercado em que a empresa atua, principalmente, o mercado internacional. Para obtê-lo, a empresa adequou suas atividades para exploração da matéria-prima, ou seja, as florestas de acácia negra, desde a preparação da terra e o seu cultivo.

 

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