RESUMO
Código: 256
Área Temática: Administração geral

 

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Quais Os Fatores São Responsáveis, Para Que A Aprendizagem dos Integrantes da Organização Aconteça Mais e Melhor, Quando da Contratação da Consultoria Organizacional?
 
O presente estudo tem como objetivo identificar, na prática profissional da consultoria, os fatores críticos de aprendizagem, dos integrantes da organização, para o sucesso na prestação deste serviço. Foi utilizado como base conceitual da aprendizagem os estudos de teóricos que consideram este fenômeno como um processo de construção social e de re-significação das experiências passadas. Além da pesquisa bibliográfica foram realizados estudos qualitativos com o total de 17 entrevistados, entre clientes e consultores, no período de fevereiro a novembro de 2008, em Recife-PE. Posteriormente, os dados foram analisados através da análise pragmática da linguagem. Para que os indivíduos da organização se engajem no processo de consultoria e se mostrem abertos à aprendizagem, a organização precisa disseminar elementos culturais que estimulem isto. Desse modo, é mister estar atento aos sistemas de recompensas da organização contratante. A alta-administração tem um papel fundamental para a criação de um clima investigativo, de reflexão sobre as causas dos erros, de sorte que estes sejam percebidos como uma oportunidade de melhoria. Por sua vez, o cliente precisa estar aberto e participar das atividades sugeridas pelo consultor, de forma a participar ativamente do processo de intervenção e internalizar a necessidade da reflexão na sua prática profissional.

 

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