RESUMO
Código: 269
Área Temática: Gestão tecnológica

 

Abrir
Arquivo

 
Gestão do Conhecimento em Organizações Cooperadas: Um Estudo de Caso
 
Devido à crescente globalização, o diferencial alcançado por determinada organização pode ser adquirido por outra. Para ganhar mercado, portanto, foi necessário recorrer a algo mais complexo como distinção competitiva: o conhecimento. Este está ligado intensamente à forma com que os colaboradores aprendem e executam suas atividades. O conhecimento é patrimônio pessoal e organizacional. É necessário, então, que se gerencie este saber, externalizado-o de forma que toda a organização possa recorrer ao mesmo quando necessário. Neste contexto, o presente trabalho objetiva analisar a prática de gestão do conhecimento em uma organização cooperada, a partir da percepção de nove funcionários de níveis hierárquicos distintos. O escopo da pesquisa é qualitativo. Para isso, foi feita uma vasta revisão da literatura existente sobre o assunto com o intuito de embasar a pesquisa realizada na organização escolhida. A coleta de dados da pesquisa ocorre em forma de entrevistas semi-estruturadas, sendo os mesmos tratados a partir da técnica análise de conteúdo. Pôde-se concluir que apesar dos funcionários pertencerem a cargos de níveis hierárquicos diferentes, a gestão do conhecimento é percebida e aceita por eles, assim como suas formas de propagação que visam à obtenção de melhorias na organização.

 

Apoio:   Realização:   Patrocínio:
       
Parceiros: