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Código: 286
Área Temática: Operações

 

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Chão de Fábrica Como Ambiente Inovador: Estudo de Caso no Setor Siderúrgico
 
Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa qualitativa que investigou, no setor de metalurgia brasileiro, o processo de inovação no ambiente de chão de fábrica. O processo de inovação é bastante ligado ao processo de geração e compartilhamento de conhecimentos tanto no âmbito individual quanto corporativo. A inovação procede do conhecimento positivo, isto é, um novo conhecimento que foi aplicado com sucesso na resolução de problemas. É feita uma descrição de duas vertentes (japonesa e de Leonard-Barton) para compreender os aspectos favoráveis e sustentadores da geração de conhecimento e inovação. Para a análise do chão de fábrica como ambiente inovador, o artigo resgata da literatura exemplos de implantação (positivos e negativos) e os confronta com as experiências de uma empresa da siderurgia nacional (laminação de aço longo) e com o estudo de caso da Tata Steel, onde efetivamente se reconhece a inovação nas atividades de chão de fábrica. Foram feitas entrevistas semiestruturas com profissionais de mercado (laminação de aço longo) para captar impressões sobre a implantação de programa de inovação. Como resultado, constatou-se que o chão de fábrica pode ser efetivamente um ambiente de inovação e que esse processo é bastante dependente de condições capacitadoras e incentivo.

 

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