Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de um estudo que investigou, por meio de pesquisa qualitativa no setor de metalurgia brasileiro, o processo de criação de memória organizacional desenvolvido pela atividade de campo dos assistentes técnicos e avaliar o efeito do turnover de profissionais na memória organizacional. Memória organizacional é a capacidade da organização em gerar conhecimento e se beneficiar de experiências do passado para a solução de problemas de forma eficaz. Na metodologia empregada, foram feitas entrevistas semiestruturadas com profissionais de mercado para captar impressões sobre a contribuição da atividade de assistência técnica e criação de memória organizacional. A pesquisa revelou que os assistentes técnicos fazem emprego de experiências passadas para solução de problemas. Também mostrou que a dependência das empresas clientes com a memória organizacional que os assistentes técnicos detém é influenciada pelo nível de relacionamento entre empresas e o quanto se emprega o conhecimento tácito na solução de problemas. O efeito do turnover dos profissionais de assistência técnica na memória organizacional é real e muito mais forte quanto mais tácita a retenção de conhecimento. |