A propaganda de alimentos e sua influência nas escolhas alimentares têm sido alvo de discussões freqüentes, sendo atribuída a ela grande parte da responsabilidade pelos problemas de má alimentação da população. O objetivo deste trabalho foi investigar o cumprimento das normas éticas pelas indústrias de alimentos, identificando os setores alimentícios que mais desrespeitam a ética, tipos de transgressões mais freqüentes e tipos de mídia mais utilizados, considerando como parâmetro as normas de auto-regulamentação impostas pelo Conar, conselho de auto-regulamentação do setor. Para isso, foi realizado estudo exploratório no banco de dados de processos direcionados às indústrias de alimentos, utilizando-se como parâmetro as normas de auto-regulamentação impostas para as indústrias de alimentos do Conar. Os resultados indicam que comerciais de bebidas alcoólicas e alimentos processados lideraram o descumprimento às normas, transgredindo principalmente ao princípio da apresentação verdadeira, o que caracteriza a propaganda enganosa. Diante dos resultados obtidos fica evidenciado que a questão ética na divulgação de produtos alimentícios ainda é um tema que desperta pouca sensibilidade por parte dos gestores de marketing. |