Com a constante busca pela vantagem competitiva a indústria automotiva, surge a forte pressão sobre os fornecedores para entregar peças com excelente qualidade, em pequenas quantidades e dentro do prazo estipulado. Desta demanda, identificam-se características que devem ser consideradas na avaliação do desempenho do fornecedor. Por outro lado, a empresa compradora também é impactada por estes resultados. A fim de atingir os melhores resultados em relação às características de desempenho que atingem o cliente final, as empresas compradoras esforçam-se tanto na melhoria continua interna quanto no acompanhamento próximo de seus fornecedores. Este estudo objetiva verificar as relações de associação existentes entre indicadores relacionados ao desempenho do fornecedor e o desempenho das empresas compradoras. Foram analisadas 79 indústrias do ramo automotivo em diferentes níveis de fornecimento. O desempenho de seus fornecedores, bem como os resultados em relação ao próprio desempenho, foram avaliados com uso de correlações de Spearman. Como resultado, apresentam-se os principais critérios de avaliação relacionados aos fornecedores que possuem associações significativas com os resultados de desempenho da empresa compradora. Pretende-se com os resultados finais, fornecer subsídios o desenvolvimento de indicadores relevantes para o processo. |