RESUMO
Código: 294
Área Temática: Estratégia em organizações

 

Abrir
Arquivo

 
Como As Microempresas Desenvolvem Suas Estratégias Empresariais: Um Estudo de Caso em Uma Confecção
 
O objetivo deste trabalho é identificar e avaliar o processo de formação da estratégia verificando a relação entre as teorias acadêmicas e a prática em uma microempresa. Para tanto, foi feita uma revisão das diversas abordagens e conceitos sobre estratégia, bem como uma contextualização da estratégia na média e pequena empresa. Por meio desta pesquisa, pretendeu-se mostrar a importância da estratégia para o crescimento da organização. e evidenciar que o conhecimento teórico, mesmo em diferentes contextos, pode contribuir para a evolução da organização. A pesquisa desdobra-se por meio de um estudo de caso único, de natureza qualitativa, realizada em uma microempresa do ramo de confecções. Como fonte de dados utilizou-se documentos e entrevista episódica. Verificou-se, com a pesquisa, que o planejamento estratégico da microempresa estudada é, na maioria das vezes, reativo e informal. Algumas teorias são vistas na prática, mas muitas são realizadas de forma inconsciente pelo dirigente. Também, por meio da pesquisa, foi constatado que, quando se tem um profissional na gestão de uma microempresa com conhecimento da teoria e da importância da estratégia, resultados melhores podem ser alcançados pelas empresas. Como proposta, sugerimos que sejam feitas mais pesquisas em microempresas com a finalidade de contribuir para o melhor desempenho das mesmas.

 

Apoio:   Realização:   Patrocínio:
       
Parceiros: