RESUMO
Código: 322
Área Temática: Organização do terceiro setor

 

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A Pós-graduação e O Desenvolvimento Sócio-econômico: Análise das Políticas Governamentais Para A Educação
 
A Pós-Graduação brasileira destaca-se na formação de pessoal de excelência, sendo uma das principais áreas educacionais a contribuir para o avanço científico-tecnológico do país e com as pesquisas em todas as áreas de conhecimento, tornando-se estratégica na competitividade em nível mundial. Os investimentos na pós-graduação dependem de decisões governamentais, que podem ser mensuradas por meio de análises dos orçamentos públicos destinados para a área. Este artigo tem por objetivo analisar esses investimentos orçamentários dos últimos onze anos, de 2000 a 2010, comparando com outros indicadores nacionais e contextualizando com dados de outros países. Para a coleta de dados foram analisadas as legislações orçamentárias, dados econômicos e o relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Os resultados apontam para um crescimento significativo nos recursos destinados à Pós-Graduação, entretanto o Brasil ainda é um dos países com o menor investimento quando comparado com outros países analisados. Ressalta-se que se os investimentos continuarem na mesma proporção dos últimos três anos, essa disparidade pode ser atenuada, tendo um peso importante nesse processo as decisões governamentais, mas também as conjunturas econômicas, sociais e até culturais.

 

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