RESUMO
Código: 323
Área Temática: Globalização e internacionalização de empresas

 

Abrir
Arquivo

 
Economia Global e Internacionalização de Empresas: Uma Proposta de Tipologia de Empresas Internacionalizadas
 
A economia global ditou novas regras da competição, compelindo as empresas a adotarem novas estratégias, destacadamente a internacionalização. Tal movimento culminou em novas configurações de empresas, tratadas pela literatura especializada como internacional, multinacional, transnacional, global, entre outras. Contudo, essas novas configurações organizacionais ainda não são consenso na literatura acadêmica, especificamente de Negócios Internacionais e de Gestão Internacional. Nesse sentido, o presente ensaio teórico propõe o aprofundamento desse debate na Administração, buscando constituir, por meio de revisão bibliográfica e da seleção de critérios alinhados aos objetivos analíticos das áreas de Negócios Internacionais e de Gestão Internacional, uma tipologia capaz de contemplar, pelas perspectivas estratégicas, operacionais e organizacionais, as diferentes configurações (modelos) de empresas que surgem das estratégias de internacionalização. A reflexão realizada permitiu constatar os fatores relevantes na determinação dessas configurações organizacionais, assim como quais as dimensões e os critérios considerados mais adequados para tipificá-las. Foram propostos, descritivamente, quatro tipos ideais, internacional, multinacional, transnacional e global, com a expectativa de contribuir para reflexão das possíveis manifestações organizacionais típicas da economia global e enquadramento analítico mais bem acabado e refinado, que seja mais adequado às áreas da Administração, à medida que incorpora seus fins específicos de investigação.

 

Apoio:   Realização:   Patrocínio:
       
Parceiros: