RESUMO
Código: 329
Área Temática: Marketing

 

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Compreender A Produção de Sentidos e O Agir Organizacional Para Construção do Processo de Comportamento do Consumidor: Uma Análise Exploratória
 
Este artigo objetivou fundamentar a proposta de um modelo de interpretação do processo de construção do comportamento do consumidor a partir da compreensão da produção de sentidos realizada pelas pessoas e a proposição do agir organizacional. Segundo Solomon (2002) o comportamento do consumidor é compreendido pelas etapas de comprar, possuir e ser. Assim, por meio de um ensaio teórico qualitativo, descritivo e exploratório, partiu-se da premissa que o processo de comportamento do consumidor inicia-se por um estímulo de consumo que detém seu êxito decorrente do agir organizacional e da produção de sentidos realizada pelas pessoas, ao pautarem-se sob fatores éticos (Weber, 1922). Como resultado, consolidou-se um modelo interpretativo do processo de construção do comportamento do consumidor apreendido como um agir de significação cooperativo que consolida as relações de troca. Este agir trata-se de uma relação cíclica que transita entre a ética da convicção das pessoas e a ética da responsabilidade das organizações que os permitem influenciarem e serem influenciadores dos comportamentos expressos no sistema de marketing. Portanto, considerou-se que o processo de construção do comportamento do consumidor é decorrente de um agir de significação cooperativo emergido da interação entre os fatores éticos, diante aos estímulos de consumo.

 

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