RESUMO
Código: 344
Área Temática: Ensino de administração

 

Abrir
Arquivo

 
Fatores de Atração Como Diferencial Competitivo Nos Cursos de Pós-graduação Lato Sensu
 
As IES - Instituição Ensino Superior particulares vem sofrendo pressões de um mercado cada vez mais competitivo, a busca por estratégias que agreguem valor aos seus produtos/serviços se torna cada vez mais presente neste cenário, levando-as a buscarem informações sobre os fatores que atraem estudantes para seus cursos. Este trabalho objetiva identificar os fatores que contribuem na escolha dos alunos nos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu Presencial da Universidade Regional de Blumenau, na cidade de Blumenau. Para tanto foi realizada uma pesquisa, que se caracteriza como descritiva do tipo survey com abordagem quantitativa, através da aplicação de questionários fechados a 174 estudantes. Os dados foram analisados de forma multivariada com uso de regressão linear múltipla. Os principais resultados, com impacto positivo para universidade, estão relacionados a fatores como segurança, qualidade, preocupação da universidade com seus alunos, valor do diploma pelo mercado, empregabilidade, motivos pessoais de uma forma geral e a satisfação da universidade por parentes, amigos e conhecidos. Já o valor da mensalidade, inovação, participação da universidade com assuntos relacionados sustentabilidade, responsabilidade social e meio ambiente são fatores considerados importante pelos estudantes, mas não percebidos por eles na universidade.

 

Apoio:   Realização:   Patrocínio:
       
Parceiros: