RESUMO
Código: 354
Área Temática: Globalização e internacionalização de empresas

 

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Desempenho Importador do Segmento de Moda Praia Brasileiro: Uma Prosposta de Análise
 
O vasto litoral brasileiro aliado a uma cultura de seu uso como meio de lazer propiciou ao país o surgimento de inúmeras empresas especializadas na produção e comercialização da moda praia. No entanto, existe um grupo de clientes que buscam produtos importados, mesmo neste segmento. Neste sentido, este estudo teve como objetivo caracterizar a importação brasileira de moda praia feminina, investigando qual é sua importância e participação no contexto internacional, pelos desafios propostos pela competição entre os diversos players e a necessidade de conhecimentos sobre inovação para se manter no mercado importador. Apoiado na análise de conteúdo da documentação temática com dados quantitativos e oficiais coletados no portal Aliceweb do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil obteve-se como resultado final do estudo a estruturação de uma tabela com os 20 principais países fornecedores e o comportamento de compra, onde, em 2009, o principal expoente foi a China com 60,9% da quantidade importada com 110.945 peças compradas, valor médio US$ 3,31 FOB, performance de compra em crescimento e tendência de preço variável.

 

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