RESUMO
Código: 357
Área Temática: Ensino de administração

 

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Antecedentes da Permanência de Estudantes de Uma Instituição de Ensino Superior: Um Modelo Confirmatório
 
Analisar os antecedentes da Permanência de alunos em cursos de graduação em uma Instituição de Ensino Superior (IES) do Estado de Santa Catarina se constitui no objetivo desta pesquisa. Para tal propôs-se testar um modelo teórico dos possíveis determinantes da Permanência de estudantes em IES. O presente estudo, de caráter quantitativo, foi realizado no primeiro semestre de 2009. O universo pesquisado constituiu-se de 415 estudantes matriculados nesta instituição. A amostra foi selecionada por conveniência de acordo com a disponibilidade de acesso, sendo pesquisados todos os estudantes que se fizeram presentes no dia da aplicação. Os dados foram coletados por meio de questionário estruturado. Os resultados evidenciaram que os acadêmicos, em sua maioria, correspondem ao gênero feminino, sendo solteiros, com idade média de 21 anos. O método de análise dos dados foi Modelagem de Equações Estruturais (MEE). Dos antecedentes testados, Compromisso do Aluno com suas Metas Pessoais, Satisfação com a IES e Situação Financeira Favorável, nesta ordem, foram os principais explicadores diretos da Permanência. Estas três variáveis, acompanhadas por suas ligações, explicaram 61,2% da Permanência. Interagem indiretamente com a Permanência os construtos Aprendizagem Percebida, Acesso a Infra-Estrutura e Atitude da Coordenação e dos Professores. Sugestões são apresentadas ao final deste trabalho

 

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