RESUMO
Código: 36
Área Temática: Estratégia em organizações

 

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Análise do Posicionamento Estratégico Nos Cursos de Pós-graduação Lato Sensu Sob O Enfoque da Tipologia de Porter e Barney: Um Estudo de Caso em Uma Organização de Ensino
 
Esta pesquisa teórico-empírica tem por objetivo analisar o posicionamento estratégico na oferta de cursos de pós-graduação lato sensu de três unidades operativas de uma organização de ensino sem fins lucrativos atuando no segmento da educação profissional. Após as análises teóricas, optou-se pelo o enfoque da diferenciação de Porter e da Visão Baseada em Recursos de Barney para classificar o posicionamento estratégico adotado. A metodologia utilizada para avaliar a adoção de estratégias envolve abordagem teórica e estudo empírico. A pesquisa foi realizada após o fato, com o objetivo de investigar o fenômeno a partir da perspectiva dos entrevistados. Foram realizados registros escritos das entrevistas para possibilitar o resgate das informações e utilizados dados primários obtidos por meio de entrevistas semi-estruturadas, que permitiram aos entrevistados discorrer livremente e apresentar seus pontos de vista sobre o fato. As entrevistas semi-estruturadas foram realizadas com cinco gestores das três unidades operativas do estado de Santa Catarina. Também foram utilizados dados secundários, levantados em pesquisa nos registros disponibilizados pela organização e legislação do Ministério da Educação e Cultura. Este estudo concluiu que foram dois os posicionamentos estratégicos adotados para a entrada no mercado de pós-graduação lato sensu destas unidades, a diferenciação e os recursos disponíveis.

 

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