RESUMO
Código: 368
Área Temática: Gestão socioambiental

 

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Gestão Empresarial Sustentável: Uma Forma de Legitimação Institucional
 
Sustentabilidade é um assunto emergente, bem como a teoria institucional que apesar de já ser utilizada há razoável tempo em estudos de organizações, não se encontra consolidada na literatura da administração. O estudo tem por objetivo associar as questões relacionadas à sustentabilidade empresarial com a imagem organizacional. Deseja-se identificar os efeitos das ações sustentáveis na imagem empresarial e de que forma é possível associar essas ações em busca da sua legitimação perante a sociedade. Para tanto, foi revisado o estado da arte relacionado às temáticas da sustentabilidade, imagem organizacional e legitimação institucional. Dessa forma, foi possível efetuar associações e conclusões a respeito de suas comunalidades e de como as empresas podem se beneficiar das ações sustentáveis, gerando a proposição de um modelo teórico. Os resultados das análises evidenciaram que há uma corrente que tende a tornar as práticas sustentáveis legitimadas pela sociedade. Por meio da integração de aspectos econômico, social e ambiental, surge uma grande oportunidade para que soluções multidisciplinares sejam encontradas e implementadas de maneira integrada. Além disso, verificou-se que as empresas desempenham um importante papel na questão da sustentabilidade, adotando práticas de gestão socioambiental, decorrentes, de pressões externas e por fatores internos.

 

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