RESUMO
Código: 37
Área Temática: Administração geral

 

Abrir
Arquivo

 
Título: Gestão do Conhecimento em Uma Pequena Empresa: O Caso Digicart
 
A globalização, impulsionada pelas tecnologias da informação, fenômenos econômicos e sociais, contribuiu para a construção de um complexo cenário de incertezas. Diante disso, as empresas foram levadas a adotar novas formas de gestão. Nesse sentido, introduzir ferramentas para gerenciar o conhecimento tornou-se questão de sobrevivência. O objetivo do estudo consiste em investigar em uma pequena empresa como o conhecimento é gerenciado. A empresa escolhida para realizar a pesquisa foi a Digicart Indústria e Comércio de Circuitos Impressos. Para a realização do estudo utilizou-se a abordagem qualitativa. A estratégia escolhida foi o estudo de caso. Os participantes da pesquisa foram: o gestor da empresa, os envolvidos com a área de P&D, a média gerencia e o operacional. Para a coletada de dados utilizou-se entrevista em profundidade e observação sistemática. A técnica de análise foi a análise de conteúdo que é a mais indicada para estudos qualitativos. O modelo teórico de Nonaka e Takeuchi (1997) serviu de eixo para conduzir a análise. A pesquisa evidenciou que os tipos de conhecimento apresentados na revisão teórica são disseminados por toda a empresa. Contatou-se o uso de ferramentas e práticas de gestão do conhecimento, mesmo sem um modelo de gestão formalizado e orientado ao conhecimento.

 

Apoio:   Realização:   Patrocínio:
       
Parceiros: