RESUMO
Código: 375
Área Temática: Estratégia em organizações

 

Abrir
Arquivo

 
O Perfil da Produção Científica Sobre O Processo de Formação de Estratégia Nos Principais Periódicos de Administração Brasileiros, no Período de 2000 A 2009.
 
A volatilidade e complexidade dos negócios têm exigido, de seus gestores, estratégias inovadoras, criativas e de valor, para aplicação imediata frente aos diversos fatores que as organizações têm de enfrentar. O meio acadêmico busca contribuir neste contexto, com o devido aporte teórico para fornecer possíveis soluções para distintas questões que surgem na rotina empresarial. Neste ínterim, entre a prática organizacional e o meio acadêmico, o foco central deste estudo foi identificar como está caracterizada a produção científica sobre o processo de formação da estratégia, nos principais periódicos de administração brasileiros, no período de 2000 a 2009. A pesquisa, de cunho quantitativo, foi exploratória, descritiva, documental e bibliométrica. O objeto de estudo se constituiu de 205 artigos, publicados nos periódicos: BAR, BASE, BBR, EBAPE, RAC, RAE, RAM, RAUSP, READ, selecionados pela raiz “strateg” no título. A análise de conteúdo se deteve em nove artigos sobre a formação da estratégia e os resultados demonstram que: os temas tratados são diversos; Henry Mintzberg é o autor seminal; os procedimentos metodológicos utilizados carecem de aprofundamento, no sentido da caracterização das pesquisas; as referências internacionais tiveram mais de 50% das ocorrências; os livros e artigos de periódicos foram utilizados de forma expressiva nos estudos analisados.

 

Apoio:   Realização:   Patrocínio:
       
Parceiros: