RESUMO
Código: 376
Área Temática: Marketing

 

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O Futebol e O Consumidor de Baixa Renda: Estudo Sobre As Estratégias de Segmentação Adotadas Por Clubes Paulistanos
 
Considerando o aumento da renda no Brasil ocorrido nos últimos anos e a adoração brasileira ao futebol, esse trabalho teve como objetivo entender como os clubes de futebol Sport Club Corinthians Paulista e São Paulo Futebol Clube abordam suas estratégias de segmentação para atingir os consumidores de baixa renda, um mercado que tem atraído a atenção de diversos segmentos de negócio. Para descrever a compreensão dos clubes sobre a baixa renda e como estes elaboram suas estratégias de segmentação, foi realizado um estudo qualitativo básico. Os dados foram levantados por meio de entrevistas individuais semi-estruturadas e, para sua interpretação, foi utilizado o processo de análise temática, a partir de categorias pré-estabelecidas. O estudo revela que ambos os clubes não possuem investimento em ferramentas de pesquisa de dados primários. Com isso, as estratégias de segmentação e ações criadas são desenvolvidas com base no conhecimento tácito dos responsáveis pela área de marketing. Ademais, o Corinthians desenvolve suas ações focadas no público de baixa renda, enquanto o São Paulo não demonstra tal preocupação, mostrando uma nítida distinção entre a visão dos clubes.

 

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