RESUMO
Código: 383
Área Temática: Globalização e internacionalização de empresas

 

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Estratégias de Internacionalização do Setor Agroindustrial Brasileiro de Carnes: Exportação Ou Investimento Direto no Exterior?
 
O artigo analisa as estratégias de internacionalização das quatro maiores empresas brasileiras do setor agroindustrial de carnes (bovina, suína e de aves), considerando as vantagens comparativas e competitivas do país e das empresas. Foram estudadas JBS, Marfrig, Sadia e Perdigão, as duas últimas em processo de fusão, desde maio de 2009, constituindo a Brasil Foods. Foram pesquisadas condições que levaram estas empresas a iniciar investimentos diretos no exterior (IDE), a partir de 2005, como complemento às exportações, estratégia preferencial para a colocação de produtos no exterior. O método de pesquisa foi o estudo de caso múltiplo, valendo-se de dados primários (entrevistas, relatórios anuais das empresas, demonstrações financeiras, press-releases e informações aos acionistas) e secundários (teses, dissertações, artigos acadêmicos, reportagens em jornais e revistas de negócios), utilizando a pesquisa bibliográfica e documental, e que foram analisados à luz das teorias de negócios internacionais e de estratégia. Os resultados mostram que as exportações ainda predominam, e que o IDE foi, a princípio, uma estratégia reativa a barreiras sanitárias aos produtos brasileiros. Mas as aquisições de empresas, em países livres de restrições, têm aumentado, como estratégia prospectiva para acessar novos mercados e fortalecer a marca.

 

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