RESUMO
Código: 388
Área Temática: Marketing

 

Abrir
Arquivo

 
Desagregação de Oferta Total de Serviços: O Caso do Restaurante e Cervejaria Baden Baden
 
O objetivo deste trabalho é descrever a adoção da estratégia com perspectiva de produto para um componente da Oferta Total de Serviços, identificando os fatores que influenciaram esse movimento. Esta decisão segue a lógica inversa à tendência para a Economia Pós-Industrial com foco em serviços, na qual as organizações devem adotar uma perspectiva em serviços independente do setor em que atuam. Foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório utilizando um estudo de caso único. O objeto do estudo foi o restaurante Baden Baden, tendo como referencial teórico a Economia de Serviços e Estratégia Baseada em Serviços, que buscam explicar a crescente competição baseada em serviços. Ao contrário do sugerido pela literatura, a empresa desenvolveu uma cerveja para ser oferecida como um componente do pacote de serviços e, posteriormente, dissociou-a passando a ofertá-la como um bem de consumo, adotando uma perspectiva em produto. A pesquisa indica que a aceitação da cerveja fez com que os clientes quisessem consumi-la em outros locais, independentemente das características do serviço oferecido e relacionamento entre o restaurante e seus clientes. Portanto, a desagregação da cerveja como componente da oferta total de serviços não foi uma estratégia deliberada, mas contribuiu significativamente para os resultados da empresa.

 

Apoio:   Realização:   Patrocínio:
       
Parceiros: