RESUMO
Código: 391
Área Temática: Empreendedorismo e Inovação

 

Abrir
Arquivo

 
Dinâmica Tecnológica e Evolução do Modelo de Negócios de Videolocadoras (homevideo)
 
A revolução digital e a difusão da internet têm desafiado o negócio de videolocadoras. Um número crescente de filmes em alta-definição circula pela rede, e há aparelhos que conseguem baixá-los sem precisar de computador. O palco principal da evolução não é mais a estante da sala, mas o mundo virtual. O objetivo do artigo é identificar e analisar como as novas tecnologias forçam as videolocadoras a se adaptarem a este novo ambiente competitivo e que outros modelos de negócio estão surgindo. A abordagem teórica inclui autores que tratam de inovação, mudança tecnológica e novos paradigmas de competição, como Schumpeter (1961), Dosi (1982), Utterback (1994), Christensen (2001), Tidd, Bessant e Keith (2008). São também abordados autores de economia evolucionária e ecologia organizacional que tratam do processo de seleção e adaptação, como Teece (1986), Pisano (2006), Romanelli (1991) e Mckendrick e Carroll (2009). A abordagem de pesquisa é qualitativa, baseada em técnica documental. Os dados são baseados em relatórios divulgados pela imprensa, estudos sobre o setor feitos por agências de regulação e entidades setoriais.As principais conclusões se referem à tentativa de sobrevivência por adaptações, o surgimento de um modelo totalmente voltado para a internet e as incertezas que rondam o setor.

 

Apoio:   Realização:   Patrocínio:
       
Parceiros: