RESUMO
Código: 43
Área Temática: Estratégia em organizações

 

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Alianças no Varejo: Análise do Caso Smart Pela Aplicação do Modelo das Cinco Forças de Porter
 
O quadro de concorrência cada vez mais acentuada no varejo levou à formação de grupos globais, com porte para investimentos em propaganda e em Tecnologia da Informação. Esses grupos, mediante Fusões e Aquisições, estão consolidando o setor, por todo o mundo, absorvendo companhias menores. Adicionalmente esses grandes grupos possuem crescente expertise na criação de marcas próprias. Deste modo, esses maiores players possuem condições de criarem ofertas específicas, loja a loja, para seus clientes. Ante esse quadro, vários modelos empresariais se sentem ameaçados: em primeiro lugar, o médio ou o pequeno varejo e o próprio atacado – pois diminuem suas possibilidades de crescimento ou os clientes potenciais a quem atender, pois: os maiores varejistas possuem proporção crescente do mercado; se suprem diretamente junto às indústrias; e continuam em seu processo de consolidação, absorvendo cada vez mais varejistas de médio porte. O presente artigo faz um estudo de caso de um atacadista inovador, que se iniciou com a criação de uma Universidade do Varejo. Em seguida, foi feito um modelo de loja, que passou a ser adotado por centenas de pequenos varejistas. Finalmente, analisa-se essa iniciativa à luz do modelo das Cinco Forças de Porter – mostrando-se o acerto da estratégia adotada.

 

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