RESUMO
Código: 439
Área Temática: Gestão tecnológica

 

Abrir
Arquivo

 
Estudos Sobre Comércio Eletrônico no Brasil: Estado da Arte dos Últimos Anos
 
O comércio eletrônico segundo Turban e King (2004) é considerado um tema muito diversificado e interdisciplinar que abrange desde e-tecnologia, tratada pelos especialistas em computação, até comportamento do consumidor, objeto dos cientistas comportamentais e especialistas em pesquisa de marketing. Assim, com o intuito de identificar os assuntos mais pertinentes nesta área, o presente estudo objetiva analisar a produção referente ao tema comércio eletrônico no período dos últimos anos (2004 – 2010), em eventos de nível “A” nacional e periódicos de níveis “A1”, “A2” e “B1” nacionais, resultando assim num estado da arte. Para o alcance deste objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliométrica, analisando as principais estatísticas e características do conjunto de artigos coletados (VANTI, 2002). Foram coletados e analisados no total de 48 artigos que de alguma forma estão relacionados ao comércio eletrônico. As principais variáveis analisadas foram nome do evento ou periódico, ano, nome dos autores, população, setor abordado, estratégias metodológicas e autores mais citados. A principal contribuição deste artigo consistiu em apresentar um panorama dos artigos científicos, empíricos e teóricos, nos eventos e periódicos da área de Administração no Brasil, amparar futuras pesquisas e consolidar o estudo do tema comércio eletrônico, tanto nacionalmente quanto em publicações internacionais.

 

Apoio:   Realização:   Patrocínio:
       
Parceiros: