RESUMO
Código: 442
Área Temática: Estratégia em organizações

 

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A Acuracidade dos Modelos de Previsão de Demanda Como Fator Crítico Para O Desempenho Financeiro Na Indústria de Alimentos
 
Toda organização precisa saber dimensionar suas capacidades produtivas de modo que estas se encaixem perfeitamente com as demandas. O papel da previsão de demanda é fornecer subsídios para o planejamento estratégico da organização. Este processo permite que os administradores antecipem o futuro e planejem de forma mais conveniente as suas ações. Não basta, entretanto, ter um sistema de previsão de demanda. É a qualidade da informação obtida por este sistema que capacita a organização a obter melhor planejamento das operações. Dentro deste contexto, este trabalho apresenta um estudo de caso com os objetivos de: (i) definir o modelo quantitativo de previsão de demanda de maior grau de acurácia e (ii) verificar a influência da acuracidade da previsão de demanda no desempenho financeiro da organização. Trata-se de uma pesquisa descritiva ex-post fact em que foram utilizados dados históricos de demanda de cinco grupos de produto, no período de 2004 a 2008. Os resultados demonstram que se a empresa empregasse o modelo ARIMA para os grupos A, B e E, o modelo de Holt para o grupo D e o modelo de Winter para o grupo C, o faturamento poderia ser aumentado em, aproximadamente, dois milhões e oitocentos mil reais anuais.

 

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