RESUMO
Código: 447
Área Temática: Marketing

 

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O Composto de Marketing dos Participantes do Apl Moveleiro no Agreste Alagoano.
 
Esta pesquisa buscou analisar como os participantes do arranjo produtivo local (APL) de móveis de Arapiraca utilizam o composto de marketing. Trata-se de um estudo de caso qualitativo com amostra selecionada de forma intencional, não probabilística e típica. As técnicas de coleta de dados adotadas foram entrevista individual semi-estruturada, observação direta participante e análise documental. A análise dos dados mostrou que sobre o primeiro elemento do composto há preocupação dos participantes do APL em oferecer produtos com qualidade e com design que atenda as necessidades dos clientes. Entretanto, outras formas de diferenciação de produto poderiam ser buscadas pelas empresas tais como prazo de entrega, orientações ao cliente, durabilidade, estilo e manutenção/reparo. No que se refere ao preço, para os participantes do APL há uma associação direta entre essa variável e a qualidade do produto oferecido ao cliente, diferenciando-o da concorrência. Com relação às estratégias de definição do preço, as empresas pesquisadas utilizam, em sua maioria, cálculos dos custos envolvidos na produção do produto e análise da concorrência. Não foi observada nem relatada dificuldade em distribuir produtos. O fato de adotarem canais de distribuição curtos justifica-se entre os participantes do APL na medida em que o preço é um fator crucial para a manutenção e sobrevivência do negócio. Quanto à estratégia de comunicação, os participantes do APL moveleiro utilizam catálogos por eles mesmos, bem como divulgação “boca a boca” (considerada pelos mesmos o meio mais eficiente).

 

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