RESUMO
Código: 458
Área Temática: Gestão de pessoas

 

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Investigação da Aprendizagem Nas Organizações A Partir do Conceito de Prática e As Contribuições da Etnometodologia
 
Pensar as organizações enquanto campos simbólicos nos quais as pessoas convivem em constante interação mediada pela linguagem e, assim, constroem significado e sentido para suas atividades cotidianas (HATCH; YANOW, 2003), faz delas um espaço de aprendizagem e geração de conhecimento, envolvendo negociação e troca contínua. As demandas sobre as organizações por inovação e mudança para sobrevivência no ambiente hiper-competitivo sugere novas formas de pensar “o que é” aprender e conhecer que parece ir além do que está disponível nos meios formais de aprendizagem. É preciso tentar entender como as pessoas aprendem umas com as outras no cotidiano, a partir de estratégias sociais que transcendem os processos formais utilizados pelas organizações. É nessa frente em que os estudos baseados em prática (EBP) apresentam-se como opção para compreender, debater e discutir os processos de aprendizagem coletivos e não formais nas organizações (NICOLINI; GHERARDI; YANOW, 2003; GHERARDI, 2001, 2006). Neste sentido a etnometodologia se coloca como uma possibilidade de investigação dos processos situados e naturalísticos de aprendizagem, geração de conhecimento e práticas. O presente ensaio teórico tem como objetivo apresentar e discutir a possibilidade de investigação dos processos de aprendizagem nas organizações a partir do conceito de prática e à luz da etnometodologia.

 

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