RESUMO
Código: 46
Área Temática: Administração geral

 

Abrir
Arquivo

 
Aprendizagem e Gestão do Conhecimento - Inserção do Modelo de Nonaka e Takeuschi
 
O presente artigo visou explorar como a academia trabalha os temas aprendizagem e gestão do conhecimento e qual a inserção dos trabalhos realizados por Nonaka e Takeuchi. Foram analisados os últimos cinco anos do Encontro Nacional da Associação de Programas de Pós-graduação em Administração. A metodologia adotada foi bibliométrica (lei de Zipf) e realizou-se pesquisa sobre a inserção dos termos aprendizagem, gestão do conhecimento e Nonaka e Takeuchi. Foram trabalhados todos os 4.506 artigos dos trabalhos publicados no EnANPAD de 2005 a 2009. Sobre a busca feita nestes artigos sobre a ocorrência dos termos aprendizagem e gestão do conhecimento pode-se verificar 197 artigos com estes termos. Todos os artigos com maior freqüência dos termos pesquisados tiveram autores, título e resumo explorados. Pode-se perceber, portanto, por meio desta busca bibliométrica que existe significativa contribuição dos autores na área da aprendizagem e gestão do conhecimento e esta se faz explícita no conteúdo dos artigos apresentados. Ressaltou-se ainda que a pesquisa não visou trabalhar os temas: aprendizagem e gestão do conhecimento e Nonaka e Takeuchi com profundidade mas, sim, estimular novos estudos que ultrapassem o limite da lei bibliométrica de Zipf.

 

Apoio:   Realização:   Patrocínio:
       
Parceiros: