RESUMO
Código: 480
Área Temática: Estratégia em organizações

 

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Diferentes Perspectivas Para O Balanced Scorecard (bsc)? Resultados de Pesquisa no Setor Industrial Paulista
 
Atividades relacionadas à verificação do desempenho da organização em seus vários aspectos têm sido objeto de inúmeros estudos acadêmicos e de várias práticas organizacionais. O Balanced Scorecard (BSC), criado por Kaplan e Norton no início da década de 1990, tem sido examinado por dois prismas simultaneamente: tem sido amplamente disseminado em organizações dos mais variados tipos e tem sido alvo de estudos, muitos deles com fortes críticas à ferramenta. Este trabalho parte da proposta de Henri (2009) para verificar a utilização dos indicadores representativos do Balanced Scorecard pelas empresas respondentes, por meio de uma pesquisa quantitativa do tipo survey, utilizando-se um questionário eletrônico enviado aos associados do CIESP (a quem os autores agradecem pelo apoio para realização da pesquisa), grupo de empresas pertencentes ao setor industrial do Estado de São Paulo. A amostragem foi do tipo intencional e não probabilística e totalizou 149 respondentes. Os principais resultados apontam diferenças quanto à proposta do estudo original e discute-se a aplicação de outro framework, que não aquele recomendado pela própria metodologia do BSC.

 

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