RESUMO
Código: 481
Área Temática: Marketing

 

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Proposta de Segmentação Para Torcedores de Futebol Baseada em Atitudes Com Relação A Patrocínio em Marketing Esportivo
 
O objetivo deste artigo é analisar atitudes dos torcedores de futebol com relação a patrocínio de marketing esportivo para desenvolvimento de proposta de segmentação para torcedores. O estudo se justifica pela importância do patrocínio de marketing esportivo de futebol no Brasil e no mundo e pela escassez de trabalhos acadêmicos focados em atitudes do torcedor com relação a patrocínio esportivo no Brasil. O artigo inicia com breve revisão bibliográfica, seguida da apresentação dos resultados da pesquisa survey. Para a coleta dos dados utilizou-se questionário estruturado contendo perguntas fechadas e escalas de concordância tipo Likert. Foram entrevistados 100 torcedores, residentes na cidade de São Paulo, selecionados por amostragem não probabilística, por conveniência. Para o tratamento dos dados utilizou-se software SPSS. Os dados foram analisados com o uso de estatística descritiva e multivariada (fatorial e cluster). Os resultados apontam no sentido de que os entrevistados reconhecem a importância e vantagens do patrocínio esportivo, no entanto o envolvimento e intenção de compra de marcas patrocinadoras é uma questão polêmica. Foram encontrados três clusters (fanáticos acomodados, fanáticos conectados e torcedor ocasional) nos quais as características distintivas mais marcantes são: faixa etária, sexo, atitudes com relação a patrocínio esportivo e hábitos/freqüência de ida ao estádio

 

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