RESUMO
Código: 488
Área Temática: Marketing

 

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Valoração de Atributos de Qualidade no Preço de Veículos Populares Novos
 
O objetivo nesse trabalho é valorar os atributos de qualidade dos modelos de veículos de passageiros populares, isto é, com motorização de 1000 cc. Com a liberalização do mercado automobilístico nacional o vem setor experimentando um crescente desenvolvimento do mercado e uma expansão tecnológica, que possibilitam a comercialização de cada vez mais variedades e tipos de veículos, cada qual com uma grande variedade de opcionais, acessórios e itens de conforto disponíveis para a escolha do consumidor. A partir dos atributos disponíveis para cada bem, o consumidor escolherá aqueles que ele percebe como úteis em função da sua percepção de utilidade e qualidade. Dentre as diversas formas de valorar a qualidade, o presente trabalho explora a teoria dos preços hedônicos. De acordo com o modelo proposto, pode-se identificar que a marca constitui o principal atributo de valor na composição dos preços dos veículos populares. Nesse ponto, nota-se ações das empresas no sentido de buscar um reposicionamento de seus produtos na mente do consumidor. Comparativamente com estudos similares pode-se notar que os veículos populares têm evoluído em termos de disponibilidade de acessórios. Esses resultados ainda podem contribuir como balizamento para que as montadoras possam planejar melhor o veículo, priorizando os tipos de veículos consistentes com as preferências de seus pretendentes.

 

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