RESUMO
Código: 522
Área Temática: Finanças

 

Abrir
Arquivo

 
Identificação de Grupos de Empresas Na Adoção de Políticas de Crédito Entre Indústria e Varejo no Ramo de Combustíveis Na Cidade do Rio de Janeiro
 
Este artigo tem como objetivo analisar a formação de grupos na adoção de políticas de crédito entre indústria e varejo no ramo de combustíveis na cidade do Rio de Janeiro, através da consulta aos seus revendedores. Foi realizada uma pesquisa exploratória a partir da aplicação de um questionário nos postos de combustível. Para a análise de resultados utilizou-se as análises de freqüência e de cluster. Verificou-se que as empresas trabalham de forma semelhante no processo da política de crédito, entretanto, no que se refere ao motivo de escolha da bandeira do posto, os dados mostraram aspectos diferentes entre as empresas. Além disso, foi constatado que as distribuidoras utilizam apenas o modelo credit scoring. Com base na análise de cluster foram gerados três grupos, nomeados de acordo com a forma de atuação, o primeiro grupo chamado de Rigoroso apresentou um prazo maior, entretanto uma política de crédito muito rígida, o segundo, grupo Flexível apresentou menor rigor do que o primeiro, já o terceiro grupo, Sem Política, apresentou 100% das compras à vista e pôde-se concluir que o mesmo não necessita de política de cobrança.

 

Apoio:   Realização:   Patrocínio:
       
Parceiros: