RESUMO
Código: 523
Área Temática: Economia das organizações

 

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Inovação, Treinamento e Qualidade: Um Estudo Empírico Sobre Unidades Hospitalares
 
O debate recente sobre a mudança institucional do sistema público de saúde no Brasil dispensa pouca atenção à contribuição que os mecanismos de incentivo orientados para a organização interna das Unidades Hospitalares de Referência (UHRs) podem trazer para seu desenvolvimento. Este artigo explora as conexões entre a efetividade de normas, rotinas e protocolos, o treinamento de pessoal e a qualidade do serviço prestado nas UHRs. Apresenta-se uma análise exploratória dos dados dos relatórios de avaliação da Acreditação Hospitalar com tabelas de freqüência e tabelas cruzadas e uma análise de associação pelo teste de correlação de Spearman para identificar a configuração dessas características gerenciais nas UHRs. O resultado da pesquisa permite destacar a importância dos esforços de inovação organizacional de estabelecimento de normas, rotinas e protocolos de procedimentos para a qualidade do serviço prestado pela UHR, independente da capacitação de pessoal. A conclusão é que as implicações desses resultados não podem passar despercebidas por aqueles que refletem sobre os rumos da mudança institucional da rede de saúde pública brasileira.

 

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