RESUMO
Código: 525
Área Temática: Finanças

 

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Análise da Política de Crédito Adotada Por Empresas Distribuidoras de Combustível Na Cidade do Rio de Janeiro Sob A Ótica dos Revendedores
 
Este artigo tem como objetivo analisar as políticas de crédito adotadas por empresas distribuidoras de combustível na cidade do Rio de Janeiro, através da consulta aos seus revendedores. Foi realizada uma pesquisa exploratória com aplicação de um questionário elaborado a partir do suporte fornecido pelo modelo Small Business Scoring para Microempresas apresentado por Securato (2002). Para a análise de resultados utilizou-se a análise de freqüência. Verificou-se que as empresas trabalham de forma semelhante no processo da política de crédito. Entretanto, no que se refere ao motivo de escolha da bandeira do posto, os dados mostraram aspectos diferentes entre as empresas. A maior parte das distribuidoras com exceção de uma, não efetua nenhum tipo de consideração visando minimizar os riscos e reduzir os investimentos em valores a receber, no que diz respeito a restringir compras acima da média. Entretanto, a maior parte possui um garantidor fidejussório e o volume de vendas não é concentrado em poucos clientes, o que reduz o risco de inadimplência. Além de não utilizar as centrais de informação de crédito e não solicitar nenhuma informação relacionada aos índices financeiros dos postos. Foi ainda constatado que as distribuidoras utilizam apenas o modelo credit scoring.

 

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