RESUMO
Código: 533
Área Temática: Administração geral

 

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Aprendizagem Organizacional Como Recurso Estratégico de Gestão: Um Estudo de Caso Na Prefeitura de Fortaleza
 
O enfoque da aprendizagem organizacional vem ganhando espaço no mundo empresarial tendo em vista a necessidade crescente de aquisição de conhecimento sobre o ambiente de negócios em que a organização está inserida. A organização deve ter a capacidade de introjetar em suas raízes o enfoque da aprendizagem para não correr riscos de ser surpreendida pelos concorrentes. O presente estudo teve como objetivo investigar como a aprendizagem organizacional pode auxiliar a gestão municipal de Fortaleza a adquirir vantagem competitiva sustentável. O referencial teórico adotado para a pesquisa considera o conceito de aprendizagem organizacional (Senge, 2004), enfatiza a gestão do conhecimento (Nonaka e Takeuchi, 1997) articulado com a abordagem estratégia da visão baseada em recursos (RBV), de Barney (1991). Foi feito um estudo de caso qualitativo no gabinete da prefeitura municipal de Fortaleza. A amostra não probabilística foi formada por 138 servidores, ou seja, 50% do quadro que compõe o gabinete responderam a um questionário estruturado no modelo de Likert. Ao final, conclui-se que a abordagem da aprendizagem organizacional como recurso estratégico de gestão pode garantir indubitavelmente vantagem competitiva sustentável à Prefeitura Municipal de Fortaleza cabendo apenas criar uma estrutura que tenha condições de manter seus servidores qualificados.

 

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